sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Valença - Cultura e Turismo

HPIM0904.JPG

Valença

Nos áureos tempos do café, a riqueza gerada pela bebida que encantava europeus e americanos ergueu em Valença fazendas, obras e monumentos que se perpetuariam no Vale do Paraíba. Nos dias de hoje, o turismo coroa uma natureza exuberante e uma história marcada por fatos e personagens importantes, desta que sempre se destacou como uma das mais belas cidades do estado, com seus casarios e praças de elegante imponência.

O desenvolvimento de Valença foi calcado na exploração econômica da cultura do café, como pode ser percebido na visitação às suas belas Fazendas Históricas. Tendo por base a mão-de-obra escrava, a cidade chegou a ter a maior população negra da província, fato que marcou sua cultura popular com uma forte influência de origem africana. A abolição da escravatura representou um duro golpe em sua economia, mas Valença reergueu-se com louvor, passando à atividade pecuária, com destaque para a produção de leite. A instalação de indústrias têxteis trouxe novamente o desenvolvimento da economia e da cultura, traduzidas no patrimônio histórico das antigas fábricas e construções art-déco do início do século XX. O florescimento da educação trouxe para a cidade sete faculdades que hoje abrigam quase 5 mil estudantes.

Com cerca de setenta e nove mil habitantes, sendo o segundo maio município em extensão territorial. Valença está a oeste do Estado do Rio de Janeiro, entre o rios Paraíba do Sul e Preto, e cativa os visitantes pelo seu clima agradável, pela hospitalidade e pela tranquilidade estampadas em cada recanto dos seus distritos: Valença, Barão de Juparanã, Santa Isabel do Rio Preto, Pentagna, Parapeúna e a famosa Conservatória.